domingo, maio 16, 2010

Deixem fazer a experiência da tradição em Portugal!


A sondagem efectuada recentemente pela associação "Paix Liturgique" em Portugal, demonstra uma vez mais o estado de calamidade a que o Catolicismo chegou no nosso país: para além deste ser aqui um terreno onde grassam com abundância os erros em matéria de fé e moral, ficou-se a saber agora que a prática dominical semanal é observada por apenas 11,7% dos católicos portugueses. Um resultado desastroso que é fruto não só da descristianização acelerada da sociedade nacional nas últimas décadas, mas também da ruinosa reforma litúrgica paulina, que destruiu uma referência fundamental da identidade católica - a Missa tradicional - e provocou o consequente abandono da prática religiosa de um incontável número de crentes.

Por outro lado, esta sondagem prova igualmente que um dos grandes flagelos do Catolicismo português é a simples falta de informação em matéria religiosa dos seus fiéis: efectivamente, 3/4 deles nunca ouviram falar do Motu Proprio "Summorum Pontificum".

Sem prejuízo, nem tudo é negativo na sondagem em causa, e a mesma até abre boas perspectivas para uma implantação da Missa Tradicional, a médio prazo, em terras lusitanas. De facto, apesar do intenso desnorte doutrinário a que os católicos portugueses estão quotidianamente sujeitos, ainda assim 44,7% deles acharia normal que a Missa Tradicional fosse celebrada nas suas paróquias, sendo que 29,5% aceitaria assistir semanalmente à celebração dessa Missa.

Deste modo, cai por terra a falácia de que em Portugal não há interesse pela Missa Tradicional de rito latino-gregoriano. Há, sim senhor! Só que tal interesse é sistematicamente sabotado pelo quase totalidade do episcopado português e pelas razões que em devido tempo expus no artigo "Apetências e urticárias modernistas dos bispos portugueses". Deixem, pois, fazer a experiência da tradição em Portugal!

0 comentários: