segunda-feira, junho 02, 2008

Restaurar a reverência pelo corpo sacramentado de Cristo




Ao ver estas imagens captadas durante a última Missa Papal da Festividade do Corpo do Deus, ademais da imensa alegria que as mesmas me proporcionaram por nelas Sua Santidade distribuir a comunhão pela forma tradicional, rezei a Deus para que conceda ao Santo Padre a coragem necessária para banir definitivamente outras maneiras de comungar, em especial a irreverente e abjecta comunhão na mão introduzida na Igreja pela acção nefasta do herege Bugnini com a conivência do Papa Paulo VI.

Esta actuação de Bento XVI possibilita também uma excelente ocasião para recordar o ensinamento tradicional sobre a distribuição da comunhão propugnado por São Tomás de Aquino, autêntica muralha de ortodoxia católica contra a qual se esmagam todas as heresias e hereges. Da III parte, questão 82, artigo 3, da Suma Teológica:

"Pertence ao sacerdote distribuir o corpo de Cristo por três motivos. Primeiro, porque é ele que consagra na pessoa de Cristo. Assim como Cristo consagrou o seu corpo na Ceia, assim também distribuiu-o aos discípulos. Por isso, assim como pertence ao sacerdote consagrar o corpo de Cristo, assim também o de distribui-lo.

Segundo, porque o sacerdote se constitui intermediário entre Deus e o povo. Portanto, como lhe pertence apresentar a Deus as oferendas do povo, assim também lhe pertence distribuir ao povo os dons divinamente santificados.

Terceiro, porque por respeito à Eucaristia, nada a deve tocar que não esteja consagrado. Por isso, consagram-se os corporais, os cálices, igualmente as mãos do sacerdote para tocarem este sacramento. Não lícito, pois, a ninguém mais tocá-lo, a não ser em caso de necessidade, por exemplo se cair no chão ou em outro caso semelhante".

0 comentários: