segunda-feira, março 06, 2006

A Fraternidade de São Pio X e Roma - 6


Sobre o assunto, recomendo a leitura dos seguintes artigos publicados após a última deste espaço:

- "A Rorate Caeli Editorial: Holy See - SSPX."; "No News? Good News."; e "Ecclesia Dei: SSPX priests and faithful are not "excommunicates"", os três do indispensável "Rorate-Caeli";

- "Understanding the SSPX/Rome Situation", do "Nobisquoque Peccatoribus";

- "On Rome and the Society of St. Pius X", do "The Remnant Newspaper".

Devo esclarecer os meus leitores de que da minha posição de mero, ainda que atento, espectador de todo este processo, me identifico presentemente muito mais com a postura defendida pelo "Rorate Caeli" no seu editorial, do que com aquela que é sufragada pelo "The Remnant Newspaper". Afinal, que sentido faz os tradicionalistas rezarem pela plena regularização da sua situação perante Roma, se, no momento em que Roma manifesta vontade de dialogar e compreensão para com o problema da tradição, os mesmos tradicionalistas se limitam a virar-lhe as costas, por força de uma reserva mental manifestamente exagerada?... Sem prejuízo, desejo e espero que a realização de um eventual acordo se faça apenas nos exactos termos definidos por Monsenhor Bernard Fellay, no sermão que proferiu no passado dia 2 de Fevereiro, em Flavigny, França.

(Na fotografia do topo, o Padre Peter Scott, S.S.P.X., celebra a Missa de rito latino-gregoriano, junto à sepultura de São Pio V, na Capela de São Sixto, da Igreja de Santa Maria Maior, em Roma, durante a peregrinação da Fraternidade realizada no Ano Santo de 2000).

JSarto

0 comentários: