domingo, dezembro 11, 2005

Pequeno Presépio de Poemas de Natal


Adquiri aqui mesmo em Leiria, e uns dias antes do seu lançamento oficial, o livro "Pequeno Presépio de Poemas de Natal", da autoria de Rodrigo Emílio. Curiosamente, na livraria onde o comprei, descobri-o num escaparate junto aos "Cantos" de Ezra Pound, num feliz acaso que, suponho, Rodrigo Emílio não desdenharia. Numa primeira leitura sumária do mesmo, agradou-me especialmente este "Ceia de Natal", datado de 1973:

Quer aqui,
quer noutro lado
- Só de Ti para Ti
eu sou chamado!

Que Tu Te assinales,
a toda a extensão
dos montes e vales
do meu coração.

No Céu Te procuro
com todo o fervor,
ó meu escuro
possuidor!

O Dom que me destes,
ofereço-o, inteiro,
a Teu celeste
celeiro!

E confiadamente
a Ti me entrego,
como um vidente
cego!...

Em motim Te circundo,
perseguindo-Te, assim,
até ao fim do mundo
- e no fundo de mim…


JSarto

0 comentários: