segunda-feira, agosto 29, 2005

Padre Basílio Meramo

O Rafael publicou e dedicou-me dois textos de autoria do Padre Basílio Meramo, que não pude atempadamente comentar e agradecer, pelo que supro tal falha com a publicação destas palavras.

Tive a honra de conhecer tão ilustre sacerdote durante o tempo em que serviu os priorados portugueses da Fraternidade de São Pio X, entre finais do ano de 2003 e meados do corrente ano de 2005: exímio sabedor das Sagradas Escrituras, especialmente do livro do Apocalipse, senhor de um profundo domínio da doutrina católica, e de uma imensa erudição - foi através dele que soube da existência de autores tão diversos como Cornelio A Lapide ou Nicolás Gómez Dávila, e que aprofundei o meu saber acerca de Leonardo Castellani e Júlio Meinvielle -, impressionou-me o mesmo, acima de tudo, pela convicção sem compromissos com que sempre defendeu a tradição cristã, numa radicalidade - no bom sentido da palavra - nem sempre bem compreendida por todos os fiéis, e até pelos seus directos superiores hierárquicos. A sua pregação, algo agreste para os menos precavidos, escondia afinal um homem de uma grande simpatia e afabilidade.

Não oculto que muito do que aqui tenho escrito o foi sob influência mediata do contacto intelectual que mantive com o Padre Basílio Meramo, pelo que em parte este espaço também lhe pertence, sendo por isso uma enorme honra albergar n"A Casa de Sarto" dois textos de sua lavra, que em boa hora o Rafael - também ele um grande amigo do Padre Basílio - se lembrou de publicar e imerecidamente me dedicar. De qualquer maneira, o meu muito obrigado!

JSarto

0 comentários: