segunda-feira, maio 09, 2005

"Viajando" pela Ásia

- Dei comigo a pensar se existirão católicos na Coreia do Norte. Parece que sim, que os há, mais precisamente uns milhares de abnegados resistentes que enfrentam as terríveis dificuldades que se imaginam. Porém, dos cerca de sessenta padres que o país ainda tinha no princípio dos anos 50, por altura da cessação das hostilidades que o opuseram à Coreia do Sul, nem um só escapou à implacável perseguição e eliminação que foi promovida pelo tirânico regime comunista no poder. Do último Bispo de Pyongiang, D. Francis Hong Yong-Ho, nada se sabe desde… 1962. Supõe-se que terá desaparecido no "gulag" de Kim Il Sung...

- Quem serão os corajosos católicos fiéis da tradição, no Vietname?

- É bom saber que a Missa de rito latino-gregoriano, a única que santos como São Francisco Xavier ou São João de Brito conheceram e veneraram, continua a ser celebrada diariamente na Roma do Oriente. E com a prestimosa colaboração do clero local.

- A terminar, uma perspectiva tradicionalista da situação da Igreja Católica em Timor-Leste. O retrato parece-me verídico, ainda que duro para com os cooperantes portugueses que demandam aquelas paragens. Colateralmente, merece também destaque a referência ao modo subtil e insidioso como o modernismo se manifesta, sob um disfarce conservador, no Catolicismo do sul da Europa.

JSarto

0 comentários: