sábado, junho 19, 2004

O Sagrado Coração de Jesus



Em boa hora o Valete Fratres veio aludir à comemoração da Festa do Sagrado Coração de Jesus, o que nos recorda, de imediato, que o mês de Junho é precisamente dedicado a esse Sagrado Coração.

Seguindo de perto a magnífica obra recém-publicada pela Livraria Civilização, intitulada "Santa Margarida Maria e a devoção em Portugal ao Sagrado Coração de Jesus", da autoria de António Carlos Azeredo, relembremos o seguinte:

"O Sagrado Coração de Jesus só gradualmente chegou a ser objecto de um culto especial. No entanto, tal culto nunca esteve completamente ausente da piedade dos fiéis, nem podia estar, já que teve a sua origem na própria Revelação divina. Com efeito, é nos textos da Sagrada Escritura, na Tradição e na Sagrada Liturgia que se encontram os fundamentos desta antiquíssima devoção.

Ensina Pio XII na Encíclica "Haurietis Aquas" que esta devoção consiste no culto ao amor divino e humano do Verbo encarnado, amor com que Deus nos amou, por meio de Cristo, mas também consiste na prática do nosso amor para com Deus e para com o próximo. Acrescenta ainda o mesmo Pontífice, que o admirável desenvolvimento desta devoção ao longo da História da Igreja "se deve principalmente ao facto de ser ela em tudo conforme com a índole da religião cristã, que é a religião do amor".

(…)

Por conseguinte (…) não se pode dizer nem que este culto deve a sua origem a revelações privadas, nem que apareceu de improviso na Igreja, mas sim que brotou espontaneamente da fé viva, da piedade fervorosa das almas predilectas para com a pessoa adorável do Redentor e para com aquelas suas gloriosas feridas, testemunhos do seu amor imenso que intimamente comovem os corações. Evidente é, portanto, que as revelações com que foi favorecida Santa Margarida Maria não acrescentaram nada de novo à doutrina católica. A importância delas consiste em que - ao mostrar o Senhor o seu Coração sacratíssimo - de modo extraordinário e singular quis atrair a consideração dos homens para a contemplação e a veneração do amor misericordioso de Deus para com o género humano. De facto, mediante manifestação tão excepcional, Jesus Cristo expressamente e repetidas vezes indicou o seu Coração como símbolo com que estimular os homens ao conhecimento e à estima do seu amor; e ao mesmo tempo constitui-o sinal e penhor de misericórdia e de graça para as necessidades da Igreja nos tempos modernos".


São as seguintes as promessas que Cristo prometeu conceder a todos os devotos do seu Sagrado Coração:

1ª) Darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias ao seu estado.

2ª) Estabelecerei e conservarei a paz nas suas famílias.

3ª) Consolá-los-ei em todas as aflições.

4ª) Serei o seu refúgio seguro na vida e, principalmente, na hora da morte.

5ª) Abençoarei abundantemente todos os seus trabalhos e empreendimentos.

6ª) Os pecadores encontrarão no meu Coração uma fonte inesgotável de misericórdias.

7ª) As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática desta devoção.

8ª) As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma elevada perfeição.

9ª) A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem do meu Sagrado Coração.

10ª) Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente esta devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos.

11ª) As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes para sempre inscritos no meu Coração.

12ª) A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.

0 comentários: